quarta-feira, 29 de julho de 2009

Debate na Câmara de Vereadores de Ibiporã sobre a Região Metropolitana de Londrina (Publicado em 2004)

O termo Região Metropolitana refere-se a uma região densamente urbanizada constituída por municípios que, independente de sua vinculação administrativa, fazem parte de uma mesma comunidade sócio-econômica e cuja interdependência gera a necessidade de coordenação e realização de funções públicas de interesse comum. A Região Metropolitana de Londrina é composta pelas cidades de Londrina, Ibiporã, Cambé, Sertanópolis, Jataizinho, Tamarana, Rolândia e Bela Vista do Paraíso.

A Constituição Federal em seu artigo 25, parágrafo 3º estabelece: "Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum".

A Constituição Estadual, artigo 153, parágrafo primeiro, define Região Metropolitana como o agrupamento de municípios limítrofes que assuma destacada expressão nacional, em razão de elevada densidade demográfica, significativa conurbação e de funções urbanas e regionais com alto grau de diversidade, especialização e integração sócio-econômica, exigindo planejamento integrado e ação conjunta permanente dos entes públicos nela atuantes.

Histórico das Regiões Metropolitanas Internacionais: A iniciativa mais antiga de RM foi a de Londres, mas há outras situações, como Tókio, Cidade do México, Buenos Aires, Toronto, Montreal, Los Angeles, Barcelona. O destaque está para Toronto, com dois milhões e trezentos mil habitantes, a RM mais antiga da América do Norte.

Com a implantação da RM, serviços se tornam mais econômicos quando prestados em maior escala geográfica como resíduos sólidos, parques regionais, tratamento de água, trânsito, assistência social entre outros.

No Brasil, em 1968, o governo gaúcho estabelece a RM de Porto Alegre, compreendendo 13 municípios. Em 1973, a Lei complementar federal nº 14 institui oito regiões metropolitanas: Porto Alegre, São Paulo, Fortaleza, Belém, Recife, Salvador, Curitiba e Belo Horizonte. Posteriormente Rio de Janeiro. Razões políticas objetivando a estabilidade do Regime Militar, fortemente centralizador, para manter a tutela sobre todas as esferas da vida econômica e social da nação levaram a criação dessas regiões, que pela origem antidemocrática e pela falta de legitimidade sua formação não prosperou.
Segundo Marcos de Freitas, a idéia da criação da Região Metropolitana e do Parque Tecnológico nasceu a partir de uma discussão e de um projeto do Deputado Eduardo Trevisan. Seria a primeira Região Metropolitana do interior do Brasil. É importante ressaltar que ainda não é possível realizar/desenvolver atividades econômicas, devido a implicações jurídicas. Com a criação da Região, as ações passariam a ser realizada de uma forma integrada (Meio Ambiente - Saúde - Educação - Transporte) e Karimata, que já foi vereador de Ibiporã por cinco vezes, em 1987, já havia proposta a criação da região. “O desenvolvimento é necessário para que haja a região. Não são necessários muitos recursos, mas sim estrutura de pensamento para a implantação. Devemos observar quais são os projetos/industrias/municípios que possam crescer juntos e pela força de todos, levar a discussão futura sobre o que a região pode levar ao desenvolvimento conjunto”, diz o ex-vereador.

Setecentos mil é o número de habitantes da região. Atualmente existem 25 regiões metropolitanas no Brasil. A de Londrina está entre as 20 maiores. A tarifa telefônica é a mesma para todas as cidades (menos para Sertanópolis, devido ser a última que entrou).

Parque tecnológico: Atração de industrias voltadas à tecnologia. Colocar a região no circuito tecnológico, sendo que a criação deste mercado é essencial.

A Aviepar (Associação de Vereadores do Médio Paranapanema), propõe o intermédio com o governo estadual para a criação da região, porém a entrada de novos municípios não é possível, pois é necessário que a concretização da região esteja realizada.

Existe uma inter-relação muito grande entre os municípios, porém o governo do Estado não tem muito interesse à criação da região, pois ela pode significar uma grande perca de poder da capital em relação aos municípios que irão compor a mesma. Portanto, pode haver parecer contrário a sua criação.

É importante lembrar que, com a criação da região, haveria mais discussões sobre o destino das verbas para a construção de hospitais e escolas. Deverá haver muitas mudanças políticas e culturais e principalmente na política participativa dos moradores das cidades que compõe a região metropolitana. Outro ponto importante, é que sempre haverá atrelamento as verbas e as políticas do estado.

METRONOR: Citado por Freitas é uma idéia dos anos 70. Seria a criação de uma cidade linear com 100 quilômetros entre Cornélio Procópio e até um pouco depois de Maringá.

A avenida Saul Elkind tem um projeto para ser construídos mais quatro quilômetros de asfalto, assim ela chegaria a Cambé. O outro extremo da Avenida, tem ligação com Ibiporã através da Avenida Londrina (Contorno Norte).

A estrutura administrativa da Região já existe e, para a criação dela é necessário o governo autorizar a ação política (não haveria custo, pois cada município destinaria um técnico). Há problemas relacionados com a regional de Saúde, já que a mesma se encontra no município de Londrina. Os problemas para locomoção também são muito grandes.

O bloco norte, que seria a região metropolitana, aumentaria a força da região, que tem a media de 70 anos.
Há uma proposta para a circulação de trens na região, que atualmente é conhecido como transporte de superfície. Seria utilizando a estrutura de linha, que já existe = Foi proposto pelo BNDES. Pode haver o risco de Londrina trazer mais benefícios: deve ter maior participação igualitária na saúde, saneamento. É importante que os municípios tenham voz, para que o crescimento seja integrado.

Participando da reunião, o vereador Vitor Divino, de Ibiporã, expôs sua opinião quanto aos empregos nas cidades. A ele, já existe e funciona naturalmente, pois muitos cidadãos de Ibiporã trabalham e vice-versa, mostrando a integração entre os municípios. Mas a integração não se restringe aos empregos, é vista no transporte, saúde, meio ambiente, sendo ultimo item fundamental, pois no meio ambiente não existe fronteiras.

Além desses fatores, a educação é um ponto comum, devido muitos alunos se deslocarem para Londrina. Na opinião de alguns presentes, deve-se aumentar o número de vagas e de verbas para as universidades públicas de Londrina, pois não há este tipo de educação. Mas caso vagas, nada impede de estudantes londrinenses de freqüentá-las. “Todos devem se unir e lutar para qualificar esta questão. O ensino é fundamental não apenas a nível superior, mas de outros níveis também”, diz o vereador.

Em relação à posição popular, o vereador diz que infelizmente não há muita participação. Como não houve um debate mais aprofundado, a RM tornou-se uma lei, mas não se colocou em prática nas áreas necessárias que vai além das fronteiras, como o meio ambiente e a saúde, como o exemplo das vagas em UTI´s. “São questões a serem levadas a publico, discutidas e colocadas na prática”, afirma.

Marcos De Freitas, que comandou o debate, disse que a lei da RM de Londrina existe por força de lei desde 1998, no entanto, falta implantá-la de fato com estrutura administrativa, pensando e planejando o dia a dia desses municípios. “A estrutura física, administrativa é um papel do Governo do Estado. Hoje no mundo moderno, não se pode pensar nos municípios crescendo, desenvolvendo, ou solucionando problemas de forma isolada. É mais fácil quando somamos forças para resolver o problema do lixo, do transporte e saúde. Quando se tem um problema de dengue, não há fronteiras. O problema deve ser resolvido de forma integrada”, afirma.

Quanto ao Metronor, ele lembrou que foi um projeto da década de 70 vindo do Governo Federal. Mas, o interior do país não tinha um pensamento voltado ao modelo moderno de desenvolvimento público, através dos órgãos. “O projeto foi de grande dificuldade para os pioneiros. O Metronor seria a primeira cidade linear do mundo, que nascia em Cornélio Procópio, terminando em Maringá. Não houve êxito e o Governo Federal cortou os recursos, devido à cobrança de Curitiba, que viu o crescimento no interior de forma preocupante. Politicamente seríamos mais fortes que a capital. Houve o veto da capital e do interior paulista”, diz.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Presente nas escolas, CADEVI inicia programa que inibe doenças oculares precoces

Funcionando há mais de 20 anos em Ibiporã, graças ao esforço de voluntários e com uma nova sede na Avenida dos Estudantes, próximo ao Fórum, o Centro de Atendimento ao Deficiente Visual de Ibiporã, CADEVI, lança para 2009, junto às escolas do município, o Programa de Prevenção Precoce de Doenças Oculares.

Segundo uma das coordenadores do centro, Maria Ivone Ferreira Ramielli, o programa funciona da seguinte maneira: uma professora do município, especialista em doenças oculares, vai a todas as escolas até a 4ª série, com o objetivo da prevenção a partir de um teste ocular gratuito. “Através da triagem, é detectado quando o aluno tem algum problema visual. Mas, existem circunstâncias empíricas que auxiliam no diagnóstico. Como por exemplo, dificuldades causadas pela refração da luz, o forçar da vista ou em casos de alunos que se sentam muito a frente nas cadeiras escolares. Porém, isso é empírico, tendo o teste mais confiança e exatidão quanto ao diagnóstico.

Feito o teste e detectada a necessidade de consulta, o aluno é encaminhado ao posto de saúde, onde já existe uma consulta agendada. Após a consulta, com o médico oftalmologista Luiz Fernando Cavalieri e diagnosticado alguma dificuldade, o paciente recebe um auxilio óptico, que pode ser tanto um óculos quanto uma lente de contato, conforme o caso.

Maria Ivone, professora da rede pública, explica que nos casos mais graves, como a catarata, leva o médico a realizar o exames mais detalhados na retina, em ambientes escurecidos e com aparelhos modernos. “Tudo isso pode ser evitado e revertido quanto mais cedo se descobre alguma dificuldade visual, propiciando aos alunos inclusão e inserção social”, comenta.

Atingindo em unanimidade e buscando solução para todos os problemas, o CADEVI funciona através do poder público, atendendo 120 alunos. O programa dura o ano todo e visto a necessidade mais grave, o aluno é encaminhado ao centro para se tratar e fazer cursos, como o Braille ou a orientação e mobilidade pela percepção, que ensina aos deficientes visuais totais como ir e vir através da sensibilidade de sons ou fenômenos da natureza como vento e calor. Outra atividade conforme Maria Ivone é a educação musical através de instrumentos como o violão, cavaquinho, órgão e teclado, ministrados pela Fundação Cultural de Ibiporã, que disponibiliza professores especialistas. “Isso resgata a vida do ser humano, pois a igualdade se conquista a partir do respeito às diferenças”.

Alguns fatores para reconhecer crianças com déficit visual:

- Aparência dos olhos alterada

- Queixa ou dificuldade para enxergar

- Cefaléia constante

- Aperto ou “arregalo” dos olhos para ver melhor

- Aproximação maior da TV ou dos livros para ler

- Quando ela evita brincadeiras ao ar livre

- Desinteresse pela leitura

- Mudança de comportamento

- Irritabilidade e indisciplina

- Caspas nos cílios, secreção ou lacrimejamento

- Estrabismo

- Tropeça ou esbarra nos móveis

- Cuidados com os olhos dos recém nascidos

O que indica, nos olhos dos recém nascidos, alteração ocular?

- Presença de olhos vermelhos

- Pus e secreção

- Pupila (menina dos olhos) branca

- Lacrimejamento constante

- Olhos grandes que evitam a luz

- Estrabismo e olhos esbranquiçados

O leite materno cura conjuntivite?

- Não. Somente colírio pode ser usado nos olhos e caso o bebe tenha conjuntivite, a orientação é levá-lo ao oftalmologista.

Como limpar os olhos dos bebês?

- Usar gaze ou pano limpo, molhado em água filtrada ou fervida e fazer movimentos delicados sem apertar os olhos.

O sol faz mal aos olhos do bebê?

- Sim. Quando sair ao sol, proteja os olhos do bebê com uma fralda limpa ou chapéu. O sol das 7hs às 10hs é fundamental para os ossos do bebê, mas, se olhado diretamente a ele, torna-se prejudicial.

Como relacionar-se com a pessoa que tem deficiência visual total?

- Trate-a com naturalidade e com o mesmo respeito e consideração que trata as demais pessoas;

- Ofereça auxilio e pergunte como poderia ajudar;

- Se precisar guiar uma pessoa cega, basta deixá-la segurar em seu cotovelo dobrado. Ele irá acompanhar o movimento do seu corpo enquanto você caminha;

- Avise com antecedência a existência de degraus, pisos escorregadios, buracos e obstáculos durante o trajeto;

- Num corredor estreito, onde só passa uma pessoa, coloque o seu braço para trás de modo que a pessoa com dificuldade possa seguir você;

- Jamais distraia um cão-guia;

- Não fale com a pessoa cega como se ela fosse surda. O fato de não ver, não significa que não ouça bem;

- Não diga que tem pena de um cego, nem lhe mostre exagerada solidariedade. Ela não precisa de piedade e sim de compreensão;

- Para sentar-se, guie-o ao assento, conduza a mão do cego ao encosto do mesmo e informe se o assento possui ou não braços de apoio. Quando encaminhá-lo a um veículo, abra a porta e conduza sua mão até o encosto do banco;

- Cuidado ao fechar portas de veículos, para que não prenda a mão até o encosto do banco;

- Fique a vontade para usar palavras como “veja”, “olhe” pois eles também usam esses termos;

- Fale sempre e diretamente com o deficiente visual, chamando-o pelo nome. Isso ajuda a identificá-lo. Faça o mesmo quando precisar se afastar. Se possível, utilize um aperto de mão.

- Não deixe portas meio abertas onde haja uma pessoas cega. Conserve-as sempre fechadas ou bem encostadas à parede quando abertas. A porta meio aberta é um obstáculo perigoso ao cego.


Lembrete: Algumas conjuntivites são muito perigosas e, se não tratadas precocemente, podem levar a cegueira, como a conjuntivite da gonorréia.

Secretaria de Esportes de Ibiporã inicia série de atividades para o ano de 2009

Objetivo, segundo diretor de esportes, é a participação da comunidade

Consolidada como um centro de treinamento e formação de atletas, Ibiporã possui uma estrutura invejável na área de ginásios e quadra poliesportivas, cabendo a população o usufruto destes locais. Pensando nisso, a Secretaria de Esportes, com o diretor Jaime Luiz Lino a sua frente, esta desenvolvendo um calendário para estimular diversos esportes, como exemplo os radicais, que agrupa skate, patins e bike. “Convidaremos atletas de várias modalidades para elaboração de provas. Vamos ouvir, em específico, o munícipe”, afirmou.

Uma das primeiras atividades será o Campeonato Citadino de Futsal – Taça Cidade de Ibiporã, onde o congresso técnico, já realizado, definiu as 16 equipes adultas, divididas em quatro grupos de quatro equipes. A grande novidade, para 2009, é a criação da 1ª e 2ª divisão, onde os oito melhores times farão parte da 1ª divisão no 2º semestre. A outra categoria, sub-17, terá a participação de sete equipes e elas se enfrentarão em turno único, classificando-se as quatro melhores colocadas para a semifinal.

Para as categorias de base, Jaime explica que esportes como o basquete, vôlei de areia, tênis de quadra, xadrez, futsal e atividades para crianças, serão estimuladas com atividades nas escolas e no Ginásio de Esportes Carecão, em parceria com entidades como o SESC. “O esporte para as bases propicia uma série de benefícios. Auxilia o rendimento escolar, fator primordial para o desenvolvimento físico, além de ser meio de controle alimentar para crianças obesas”, diz. Lino cita o esporte como fator de sociabilização, ao ensinar as crianças à vivência em grupo e o respeito à individualidade. “Ela aprende a dividir espaços e respeitar limites e regras”.

O bem estar não se restringe apenas as categorias de base. Ele traz saúde principalmente aos idosos, que ao se envolverem em atividades físicas, conhecem pessoas e lugares diferentes. “Muitos se sentem a sós e a atividade física propicia o auxilio psicológico e emocional”, diz.

Outro ponto, citado pelo professor, é o fato de toda prática física, obrigatoriamente, deve ser orientada por profissionais formados em Educação Física. Os mesmos aprendem na faculdade a trabalhar com todas as faixas etárias de maneira segura e sadia, por conhecer e respeitar os limites dos indivíduos.

Jogadoras de Voleibol, formadas em Ibiporã, brilham na Liga Nacional

A tradição de Ibiporã no voleibol paranaense foi conquistada graças ao trabalho do professor Claudinei Benedito, há quatorze anos atuando na iniciação e treinamento de adolescentes. A iniciação, aberta a todos, tem por objetivo o lado social. Dentro deste trabalho, as atletas com maior destaque e aptidão, são convocadas para treinamentos. A partir desta seleção são formadas as equipes representantes de Ibiporã na Liga Estadual e nos jogos oficiais como os da Juventude e os Abertos do Paraná.

A representatividade do município é reconhecida através da conquista dos títulos destes dois últimos eventos no ano passado. “Isso se deve a seqüência do trabalho, investimento e apoio recebidos do município”, diz Claudinei.

Apesar de ser um projeto de cunho social, onde as atletas têm as atividades orientadas, algumas alunas foram convidadas, devido à exposição de trabalhos, a jogar em grandes times brasileiros, como o São Caetano e o Alagoas. “É importante os pais incentivarem os filhos a participar. Isso traz a convivência, a sociabilização, conhecimento, e propicia a interação com equipes de outras cidades. Um dos objetivos da Secretaria de Esportes e da Prefeitura é focar o lado social para formar atletas e cidadãos”, finaliza.

Artesanato - Mesmo na informalidade, artesão contribui com a Previdência Social.

Os artesãos estão espalhados por todo Brasil e em Ibiporã Ivo Arlindo Flecks encontrou diversos clientes. Natural de Horizontina, no Rio Grande do Sul, ele “corre o trecho” desde os anos 70 e recorda-se dos tempos que trabalhou como garçom e pizzaiolo. “Faço artesanato nas ruas, mas pago INSS”, diz o artesão que aprendeu a trabalhar pela observação. “O artesanato desenvolve a criatividade”, diz o artesão que produz miniaturas de panelas de pressão com temas relacionados ao futebol e a religião.

DER inicia obras na BR 369, no trecho de Ibiporã

Quem trafega entre Ibiporã e Londrina pela BR 369, percebeu uma mudança brusca no asfalto que dá mais segurança aos usuários. Segundo José Roberto Alves Pereira, engenheiro regional do Departamento de Estradas e Rodagem do Vale do Tibagi (DER), está em execução um projeto que aplica revestimento de lama asfaltica por um trecho de 9,5 km, com início na divisa com Londrina e se estendendo até as proximidades do DER. “Fizemos remendos onde era necessário e após isso cobrimos o asfalto com lama asfaltica para rejuvenescer e impermeabilizar esta parte da rodovia. O investimento é superior a meio milhão de reais”, afirma.

O engenheiro lembra que a lama asfaltica melhora o pavimento ao dar aderência e rugosidade, além de impermeabilizar nos dias de chuva. “O DER está melhorando o perímetro urbano de várias cidades dentro do programa Conservação Total, como Ibiporã, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Florestópolis e 1º de Maio. Isso dá mais segurança ao usuário e melhorias aos motoristas.

Em contrapartida as melhorias da BR 369, a Prefeitura de Ibiporã licitou e concluiu o recape das marginais no trecho compreendido da divisa com Londrina até a sede da Policia Militar. Conforme a secretária de Obras, Gimeri Corsini Calsavara, o recape é necessário devido a constantes reclamações dos usuários, além das marginais serem as entradas de Ibiporã e precisarem de maior segurança a quem trafega por lá.

A espiral do silêncio - O silêncio nas eleições

Nesta eleição municipal ficou claro que a participação de Antônio Belinati, candidato à prefeitura, ficou nos moldes da Espiral do Silêncio, teoria política sobre os meios de comunicação criada pela estudiosa alemã Elisabeth Noelle-Neumann. Belinati, ao ser criticado, não respondia a imprensa, além de se fazer ausente nos debates, mostrando o exemplo do isolamento e desprezo as opiniões omitidas pela sociedade organizada. A relação se mostrou mais presente no decorrer da campanha, que por falta de comunicação perdeu a credibilidade.

A partir daí, se criou a idéia de uma pessoa subversiva, sendo seu silêncio o causador de críticas irreversíveis que distorciam a realidade. Isso remeteu os eleitores ao efeito causa triunfante, ou segundo Neumann, band-wagon, onde Nedson Micheletti, o oponente a Belinati, ganhou votos e credibilidade.

Belinati, na condição de isolamento era o maior combatente da situação suspeita em que se encontrava o quadro político a partir dos meios de comunicação, quando sua assessoria, por dificultar contatos, mostrou que o isolamento era mais importante do que a amostragem de sua opinião sobre as críticas, baseado na observação das pessoas ao seu redor e pelo comportamento da mídia, fato totalmente errôneo. Entretanto, a opinião pública muitas vezes não era igual à demonstrada por alguns veículos de comunicação, afetando a eleição e ajudando a vitória de Nedson. É importante dizer que o fato de Belinati responder processo reforçou através da mídia a idéia da opinião pública em combate-lo.

Portanto, a Espiral do Silêncio afirma que o jornalista e os meios de comunicação são influentes e podem até decidir uma eleição, desde que tenham responsabilidade e variedades de opiniões. O caso de Belinati mostrou que o silêncio e o isolamento, não são bons aos políticos.

Publicado em 2004

Universidade Estadual de Londrina - Teoria do Jornalismo
Docente Severino Tavares
Discente Marcelo Souto - 3º Jornalismo – Noturno

Cronologia da História da Mídia

5.000 a.C. – Invenção da Escrita

2.000 a.C. – Invenção do alfabeto

1040 – Invenção do tipo móvel na China

1456 – Gutemberg imprime a Bíblia

1467 – Primeira prensa estabelecida em Roma

1468 – Primeira prensa estabelecida em Paris

1492 – Martim Behaim cria o “Globo Terrestre”

1544 – Primeiro Índice de Livros Proibidos da Igreja Católica

1563 – Impressa a primeira tabela de horário de serviços postais no Império dos Habsburgo

1605 – Dom Quixote, de Miguel de Cervantes

1609 – Primeiras folhas de notícias na Alemanha

1631 – Gazette começa a ser publicada em Paris

1640 – Comemorado o bicentenário da impressão gráfica

1709 – Lei de direitos autorias na Inglaterra

1726 – Primeira prensa estabelecida em Istambul

1751 – Publicação da Encyclopédie

1775 – Máquina a vapor é aperfeiçoada por Watt e Boulton

1776 – Declaração da Independência dos Estados Unidos

1789 – Revolução Francesa

1829 – Surge a máquina de escrever

1837 – Telégrafo elétrico

1846 – Prensa de cilindro rotativo

1850 – Cabo submarino da Inglaterra a França

1865 – Lei da “Bandeira Vermelha” estabelece limites de velocidade na Inglaterra
1867 – Começa a fabricação das bicicletas

1876 – Gram Bell faz a primeira transmissão telefônica de Boston a Cambridge - (3,2 km)

1886 – Automóvel de quatro rodas é inventado por Daimer

1888 – Começa a circular o Financial Times

1896 – Olimpíadas de Atenas

1899 – Gravação magnética do som

1911 – Primeiro estúdio de Hollywood

1914 a 1918 – Primeira Guerra Mundial

1919 – Fundação da Rádio Corporation of América

1930 – Primeira apresentação de TV

1933 – Hitler é eleito chanceler germânico

1936 – Inaugurada a TV BBC e Chaplin faz Tempos Modernos

1938 – Orson Wells transmite Invasão Marciana

1939 a 1945 – Segunda Guerra Mundial

1941 – Orson Wells produz Cidadão Kane

1948 – Primeiro long-play – Norbert Wiener (Cibernética)

1950 – Primeiros sistemas a cabo

1952 – Primeiros computadores da IBM

1956 – Cabo telefônico transatlântico

1957 – Lançamento do Satélite Sputnik

1959 – Vendas de transistores supera as de válvulas e a criação de circuitos integrados

1961 – Yuri Gagárin é o primeiro homem no espaço e é quebrado o código genético

1962 – Primeira transmissão ao vivo de TV nos EUA (Via satélite)

1965 – Nos EUA é exibido o replay
1969 – Neil Armstrong desde na Lua e BBC e ITV transmitem imagens a cores

1973 – Crise do Petróleo

1975 – Fibra óptica

1976 – Primeiros computadores portáteis

1977 – Telefone celular

1979 – Início da comercialização da Internet

1984 – Lançamento do CD

1991 – Guerra do Golfo

1993 – Proclamação da super-via e criação da Nasdaq - (Bolsa de Valores de Tecnologia)

Ousados meios de comunicação nas escolas públicas de Londrina

Panorama geral e o caso da Escola Nilo Peçanha.

Segundo a sede de Londrina do Núcleo Estadual de Educação, não há nas grades e currículos escolares, obrigação dos professores de implementar medidas que visam a incorporação dos meios de comunicação na educação. Porém, segundo o mesmo, existe a concepção de que os meios de comunicação, como jornais e revistas, ajudam na formação crítica do indivíduo e que há total liberdade para os professores realizarem experimentos na sala de aula.


Caso Nilo Peçanha

Na Escola Estadual Nilo Peçanha, em Londrina, há uso intensivo de jornais em sala de aula, conforme explica a professora de Literatura, Redação e Língua Portuguesa, Suziane Dantas Gogola, de 34 anos. Ela explica que junto com três alunos do 3º ano matutino de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina, é aplicado a 42 alunos da 7ª série, do período vespertino, o projeto Jornal na Sala de Aula. O projeto é as sextas-feiras á tarde e está dividido em duas etapas: a primeira é teórica, com leitura, interpretação e discussão de jornais. A segunda fase é prática e constitui na produção de três tablóides.

Rafael Akme, um dos alunos da UEL, diz que o projeto Jornal na Sala de Aula, é integrante da Disciplina de Comunicação Comunitária e conta ainda com os alunos Hugo Pavan e Anne Sestucci. Até agora, foram quatro reuniões, onde os alunos do Nilo Peçanha exploraram os jornais através da leitura crítica. A Folha da Cidadania, publicada pela Folha de Londrina, é a mais usual, já que é cedido 25 exemplares todas ás quartas-feiras. Porém, em muitas aulas o conteúdo é baseado no material trazido pelos alunos, com muitas variações, como a Folha de São Paulo, Jornal de Londrina, Gazeta do Povo e jornais comunitários e de bairro. Outro exercício de grande importância é o ensino de alguns elementos do jornalismo, como o lead e a pirâmide invertida, além da análise de recortes das últimas notícias de maior relevância.

Com muita participação por parte dos alunos, Rafael diz que nas primeiras reuniões explicaram sobre o jornalismo e até foram entrevistados. Ele diz que no segundo semestre começa a segunda fase, que consiste na produção de um tablóide, com matérias pautadas conforme os eventos que acontecem na escola e na região da Vila Nova, onde fica o Nilo Peçanha. Além das matérias, os alunos irão fazer a edição.

Suziane, que trabalha há muitos anos com a leitura de jornais em sala de aula, diz que estes exercícios ajudam a instigação da leitura sobre conteúdos mais aprofundados, possibilitando que os alunos não se prendam a temas como horóscopo ou palavras cruzadas. Além de torná-los mais críticos e politizados, algo que a escola contribui com a introdução de música clássica no intervalo e o acesso a internet.

Uma História Social da Mídia: de Gutemberg a Internet

O livro “Uma História Social da Mídia: de Gutemberg a Internet (Jorge Zahar Editor), publicado em 2004 por Asa Briggs e Peter Burke, centra a atenção sobre as mudanças ocorridas nos meios de comunicação nos últimos séculos e enfatiza os contextos sociais em que se deram desde a invenção da prensa gráfica a internet. É apresentada uma vigorosa análise dos meios de comunicação, destacando os contextos sociais e culturais em que emergem e se envolvem e as novas linguagens que elas criaram para a civilização ocidental. O livro é repleto de citações bibliográficas e segue uma cronologia

- Os autores afirmam que apesar de muitos imaginarem que Gutemberg inventou a imprensa, no século VIII, no Japão e na China, já existia a impressão. O modelo usado era o da “impressão em bloco”: um bloco de madeira, com ideogramas, como matriz

- A prática dos tipos móveis surge em 1450, com Gutemberg imprimindo a Bíblia

- Apesar da invenção ser muito apreciada na Europa, no mundo muçulmano a prática era proibida, resistindo até a era moderna. Imaginava-se (na cultura islã), que era pecado imprimir livros religiosos. O radicalismo era tanto, que em 1515, o sultão Selim I, de Istambul, fez um decreto que punia com pena de morte a prática da impressão

- O mundo moderno e as descobertas, deram a concepção do “progresso da mente humana”, e a criação do trio imprensa-pólvora-bússola, afirmou a idéia. A prensa, na Idade Média e Renascimento, deu conceitos onde toda escrita ficaria para sempre e nada seria perdido

- Com os Correios, a noção da comunicação física se torna mais evidente. Um mensageiro, que utilizava três cavalos (que ficavam em pontos estratégicos), percorria cerca de 200 quilômetros, por dia, entregando correspondências. A comunicação via água, aumentou fluxo e quantidade de cartas, livros e pessoas que circulavam na Europa e América

- Mesmo antes da prensa, autores relatam sobre a importância da comunicação oral, realizada nos púlpitos das igrejas (pregações de Domingo), ensino acadêmico, canto, teatro, boatos e invenções que faziam parte de uma determinada cultura oral

- Para o aprendizado da leitura, a comunicação, imprensa e escrita, foram marcantes. Na Suécia Luterana, a catequese media grau e conhecimento do indivíduo sobre leitura

- Numa nova sociedade, onde o conhecimento estava se expandindo, educando, criando novos conceitos e idéias, surge a figura opressora da Igreja Católica, que cria a censura, publicando, em 1564, o “Index de Livros Proibidos”. Entre as obras, estavam livros considerados heréticos, imorais, de magia e de uma nova força que surgia na Europa: o Protestantismo. Livros como, O Príncipe, de Maquiavel e Decameron, de Boccaccio, estavam no Índex. Para serem aceitos, os livros, após passar por um conselho da Igreja Católica, deveriam ser reformulados. Muitos, após a reformulação, perdiam o sentido. Outros, para enganar a censura, criavam artifícios, baseando-se em La Fontaine e Esopo

- Apesar de toda a repressão, é a igreja e os reis que mais utilizavam a imprensa para divulgar suas idéias, se manter no poder, realizar conflitos entre reinos> Foram os impressos que ajudaram a criar novas ocupações (profissões), além de fortalecer a Revolução Francesa, Iluminismo e a Independência dos EUA. Nesta época, segundo Junger Habermas, da Escola de Frankfurt, surge os primeiros conceitos de opinião e esfera pública.
- O vapor desenvolveu várias máquinas como o navio e as rotativas. Mas foi a eletricidade que possibilitou maior avanço e modernidade. Eram criadas ferrovias, correios e telégrafos, telefone, rádio-telegrafia, cinema, televisão e o gramofone. Elas marcaram época e tornaram possíveis a aceleração e proximidade ao homem, representando a transição do passado para o futuro (vapor – eletricidade). A principal transformação foram nas casas, que começaram a ter essas tecnologias e a luz elétrica. No entanto, não podemos esquecer de citar o carro e a bicicleta, que novamente mudam as noções de velocidade e distância

- Com o nascimento dos jornais, principalmente nos EUA, surge o termo “quarto poder”, referindo-se a influência exercida por eles. A força é tão grande, que surge os termos interesse público e doutrina imparcial. Alguns afirmavam que o quarto poder é uma autoridade mais notável e confiável do que qualquer procurador geral ou censor oficial da imprensa. O motivo é devido a opinião pública, que é influenciada pelos jornais. Richard Cobden, do Daily Telegraph, da Inglaterra, disse em 1834, que “a influência da opinião pública, tal como exercida pela imprensa, é a característica que diferencia a sociedade moderna”. Outro termo associado aos jornais era o do “conhecimento é poder”. Outros, mais críticos, diziam que a evolução das rotativas aumentou a quantidade de jornais e de informação e também da superficialidade, deixando (os jornais) de ser exclusivamente instrumentos que fazem pessoas pensar. Habermas, autor de “Mudança estrutural da Esfera Pública” (1962), diz que a opinião única sobre os jornais eram várias, mas combativas e contraditórias

- Com a chegada dos rádios e da TV, houve um novo impulso na humanidade. O rádio era um instrumento muito valorizado pela guerra, onde Hitler o usava muito. As propagandas e a circulação da economia foram beneficiados pelos veículos de comunicação. A novidade era a transmissão ao vivo de programas esportivos a eventos religiosos. O rádio portátil criou o símbolo da modernidade, possibilitando levá-lo no deserto ou na praia.

- Em relação a TV, muitos dizem que ficaria restrita a pequenos grupos, mas ao contrário, estava em muitos lares e influenciando diversos segmentos sociais. Sua programação, no início, era composta, na maioria, por filmes de bang-bang e da Disneylândia. No jornalismo, a BBC sempre foi de vanguarda. Sua programação jornalística sempre foi superior (tempo), do que as emissoras dos EUA. Marshall Mcluhan, a partir dos estudo sobre TV, cria o conceito de que “o mundo é uma aldeia global” e em 1950, o jornal Dally Mirror, diz que “se você deixar uma aparelho de TV entrar pela sua porta, a sua vida não será a mesma". O crítico de TV, Milton Schulman, foi mais longe, dizia que a TV era o olho do mal que destruía todo o contexto social e os indivíduos que a assistiam.
- Os debates sobre conteúdo eram vários, iam desde a decência, sexo e violência. Com a TV a cabo os debates se tornaram mais constantes e se baseavam na influência para as crianças. Criaram-se soluções como restrição de horários de programas conforme o conteúdo e sistemas técnicos de filtros. Muitos livros foram lançados para abordar o assunto e entre 1960/1970, surgem os estudiosos da comunicação, mostrando a relação da TV e influência na sociedade. Guy Debord, falava em 1970, que a TV proporcionava a “sociedade do espetáculo”. Jean Baudrillard foi mais profundo, e dizia que “a televisão estava dissolvida na vida das pessoas e a vida das pessoas estava dissolvida na TV”. Isso mostra que fatos reais se tornam enredos de TV, influenciando os telespectadores.

- Sabendo da influência, que muitas vezes era prejudicial, foi criado em muitos países a TV Educativa, com parâmetros e paradigmas diferentes da TV comercial. A informação estrangeira, vinculada por filmes e minisséries, não era compatível com o local. Era a dominação cultural imposta de cima para baixo

- Apesar de discussões, a TV é elemento chave da “Sociedade de Informação”, ligada a elementos da comunicação (conhecimento, notícias, literatura e entretenimento), com elementos de mídias diferentes (papel, tinta, telas, pinturas, celulóide, cinema, rádio, TV e computador). Mensagens visuais e verbais tornam-se dados captáveis e a computadorização da sociedade junto a informação, se tornam o princípio organizacional da vida

- No campo da economia, surgia um novo profissional, “os trabalhadores da informação”, que crescia mais do que os trabalhadores na agricultura, nos EUA. Junto a esses trabalhadores, surge a idéia de que “as atividades mundiais de comunicação ultrapassam barreiras nacionais”. Diferente do espaço geográfico convencional, a informação global será conectado por redes. É aí, que nos anos 90, surge a convergência, que é a união dos computadores com a comunicação e que muda a maneira de viver, trabalhar, as percepções, crenças e instituições. David Gelernter, dizia que “na primeira fase, os computadores deveriam ser mais baratos e acessível a todos. Numa segunda fase, a computação transcende do computador e toda a vida eletrônica seria compartilhada num cibercorpo”. A convergência é responsável pela introdução de vários sistemas de telefonia e TV Digital, mercados muitos competitivos e de grande disputa em concessão. Ela é associada aos computadores, satélites, cabos/fibras ópticas, dados visuais (teletexto) e internet. Todos estes elementos só funcionam a partir da eletrônica ou da informática e representam um grande salto para humanidade multimídia, pós-moderna e contemporânea

- Em relação a educação, a convergência se mostra muito eficiente. Nos EUA, Bill Clinton criou o Dia da Net e inaugurou, na Califórnia, o acesso a internet nas escolas, discursando que em todas as escolas haveria esta tecnologia. A convergência é fundamental no ensino a distância, com a ajuda de satélites, TV e rádio

- A convergência possibilita que barreiras sejam vencidas e rompidas nos meios de comunicação, cultura, história, sociologia, antropologia, psicologia e economia. O termo ciberespaço, dá novos meios para cultura da mídia, como o filme Matrix. É a era da realidade virtual, onde tudo é possível ao homem. Espera-se maior crescimento da área, onde empresas pontocom são mais lucrativas e existe até a Bolsa de Nasdaq. A mídia se mostra um grande instrumento de interação e de globalização.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Estão abertas as inscrições para Prêmio Culturas Populares 2009

O Ministério da Cultura lançou o edital do Prêmio Culturas Populares 2009 – Edição Mestra Dona Izabel. As inscrições vão até 28 de agosto. Serão contempladas 195 iniciativas que fortaleçam expressões culturais populares e contribuam para a diversidade de identidades do Brasil, práticas esquecidas, e difusão de expressões populares. O objetivo do prêmio é reconhecer, fortalecer, valorizar e incentivar expressões das culturas populares brasileiras.

Serão aceitos ações e trabalhos em formatos variados que se relacionem com rituais e festas populares, religião, arte popular, narrativas orais, medicina popular, alimentação e culinária popular, pinturas, desenhos, grafismos, artesanato, escritos, danças dramáticas, audiovisual, entre outros.

O edital pode ser acessado em: http://www.cultura.gov.br/site/2009/07/15/premio-culturas-populares-2009-mestra-dona-izabel/

Nascem jornais públicos, fecham jornais privados

Exemplos nos chegam a cada dia. Evo Morales lançou o jornal Cambio após perceber que os jornais privados estão editorialmente comprometidos com a fragmentação da Bolívia, com os planos de desestabilização da democracia, e que eram inacessíveis à grande massa de bolivianos. O Cambio tem como objetivo ser um órgão informativo de grande circulação, a preços populares.

Também agora, na Venezuela, ressurge o jornal popular e público Correio do Orenoco, quando praticamente todos os jornais encontram-se enfileirados na oposição ao governo eleito de Hugo Chávez. O Correio Orenoco recupera o nome original do periódico fundado por Simon Bolívar, no qual foi redator o General José Inácio Abreu e Lima, brasileiro que lá é considerado herói na luta de libertação contra o Império Espanhol.

Mas, não apenas em governos considerados de esquerda surgem iniciativas deste naipe. Também na França há sólidas experiências bem sucedidas de jornalismo público, como o periódico editado pelo sistema previdenciário francês que chega à casa de cada segurado.

Aprovada a tabela de pagamento 2009/2010 – PIS/PASEP

Começa em 11 de agosto o calendário de pagamento do Abono Salarial relativo ao exercício 2009/2010. O cronograma de pagamento foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do FAT e vai pagar um salário-mínimo (hoje em R$ 465) a 16,5 milhões de trabalhadores, segundo estimativa do Ministério do Trabalho e Emprego.

Quem tem direito - O abono corresponde ao pagamento anual de um salário-mínimo aos trabalhadores que estejam cadastrados no Pis/Pasep há pelo menos cinco anos; que tenham recebido em média até dois salários-mínimos de remuneração mensal; e que tenham trabalhado com carteira assinada por empregador contribuinte do Pis/Pasep. Têm direito também os nomeados em cargo efetivo do serviço público durante pelo menos 30 dias no ano base.


Confira as tabelas

NASCIDOS EM RECEBEM A PARTIR DE RECEBEM ATÉ

JULHO 11/08/2009 30/06/2010
AGOSTO 19/08/2009 30/06/2010
SETEMBRO 26/08/2009 30/06/2010
OUTUBRO 10/09/2009 30/06/2010
NOVEMBRO 15/09/2009 30/06/2010
DEZEMBRO 22/09/2009 30/06/2010
JANEIRO 08/10/2009 30/06/2010
FEVEREIRO 15/10/2009 30/06/2010
MARÇO 22/10/2009 30/06/2010
ABRIL 11/11/2009 30/06/2010
MAIO 18/11/2009 30/06/2010
JUNHO 25/11/2009 30/06/2010

Reunião na Câmara dos Vereadores visa solução ao PSF

A saúde pública de Londrina está na “UTI” devido ao impasse acerca do PSF (Programa Saúde da Família). O serviço, que atende e previne doenças nas populações mais pobres, foi ameaçado de ser extinto e os profissionais da saúde se viram sem emprego e reconhecimento dos direitos trabalhistas.

A Santa Casa de Londrina, que assumiu o PSF em caráter emergencial, não possuía verbas indenizatórias referentes ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e outras garantias.

No entanto, após a mobilização dos trabalhadores e questionamentos ao Poder Público, foi reavaliada a situação e garantiu-se que o serviço permanecerá vigente. Isso é uma grande vitória, não apenas para os profissionais de saúde, mas principalmente aos mais pobres, que dependem da saúde pública.
De acordo com a vereadora Sandra Graça, para que não fosse interrompido o PSF, foi determinado um termo de ajustamento de conduta, onde a prefeitura, responsável pelo serviço, ficou incumbida de depositar em juízo, salários e rescisões atrasados à antiga mantenedora, a Santa Casa.

A reunião, feita no dia 9/7, também contou com a presença da vereadora Lenir de Assis, Professor Rony Alves, juntamente com representantes da Santa Casa, Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Promotoria de Defesa dos Direitos e Garantias Constitucionais, Prefeitura, SinSaúde, CIAP, Conselho Municipal de Saúde e demais segmentos.

“O PSF está funcionando e queremos que ele melhore através do reconhecimento do profissional da saúde pública, pagamento de melhores salários e qualificação”, salienta Sandra Graça.

A vereadora comentou que no próximo dia 16, houve uma nova reunião, com o objetivo de ajustar possíveis alterações, que foram discutidas no decorrer da semana.

Caravana discute campanha de desarmamento

Londrina recebeu no último dia 29/5, na sede do Clube de Engenharia e Arquitetura (CEAL), a "Caravana Comunidade Segura 2009". O objetivo foi mostrar as estatísticas e conquistas decorrentes da campanha do desarmamento.

A Caravana está percorrendo as 26 capitais do país, além de Londrina, a única cidade do interior a sediar o evento. A inclusão foi uma conquista do Conselho Municipal de Paz (Compaz) e da ONG Pazeando Londrina. Além dos debatedores e membros do Conselho estiveram presentes autoridades como o Deputado Federal Luiz Carlos Hauly e a Coordenadora da Região Metropolitana de Londrina (RML), Elza Correia.

Heather Sutton, Coordenadora de Mobilização da Área de Controle de Armas, do Instituto Sou da Paz, de São Paulo, expôs as estatísticas sobre a diminuição dos registros de homicídios por armas de fogo após a regularização da lei de porte de armas, de 2003. Isso mostra que a medida já aponta resultados positivos, porém ainda precisa de maior participação da comunidade.

Polícia Federal

O agente da Policial Federal em Londrina, Edivaldo Félix dos Santos, falou sobre as campanhas de recolhimento das armas entregues pela população. Para Santos, as pessoas ainda relutam em entregar suas armas, pois não sabem das penalizações que podem sofrer após o prazo legal para entrega, prorrogado até 31 de dezembro deste ano. "A população não acredita que o porte da arma possa vir a causar problemas posteriormente", conclui.

Os perigos em possuir uma arma de fogo são inúmeros e vão desde uma possível apreensão e prisão por posse ilegal, até a causa de acidentes envolvendo crianças e outras pessoas. Segundo o agente, a polícia tem trabalhado no recadastramento de todas as armas de fogo no país, mas ainda é grande o número de armamentos irregulares. Desde o início da campanha já foram retiradas de circulação cerca de 400.000 armas.

Pronasci

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) esteve presente através de seu coordenador estadual, Benjamim Zanlorenci, que relatou os trabalhos e projetos desenvolvidos nas 12 regiões mais violentas do país. São discussões organizadas junto à comunidade civil na orientação de atitudes que possam facilitar e agilizar o trabalho da polícia, proporcionando cada vez mais, condições concretas de segurança. Além disso, o principal direcionamento do Pronasci compreende a faixa etária de 15 a 24 anos, ou seja, é um trabalho focado nos jovens e que se refletirá futuramente.

O Programa pretende desenvolver vários projetos na cidade. Um deles, em parceria com a Polícia Militar, é o policiamento comunitário, inicialmente previsto para funcionar no Jardim Franciscato. Outro trabalho é junto aos jovens da comunidade, envolvendo cursos e oficinas. Os projetos estão tramitando e ainda dependem de aprovação.

A "Caravana do Desarmamento" é promovida pela OSCIP Viva Comunidade e pela Rede Desarma Brasil, e tem o apoio do projeto Viva Rio e financiamento da Secretaria Nacional da Segurança Pública e Ministério da Justiça.

Fonte: Projeto de Extensão em Assessoria de Comunicação da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

domingo, 26 de julho de 2009

Com pouco valor de mercado, mas de grande valia sentimental, objetos antigos povoam o imaginário popular

Euclides Franco, do Jd. Paulista, possui dezenas de peças que um dia foram tecnologia de ponta

A máquina de costura foi um dos combustíveis impulsionadores da Revolução Industrial na segunda metade do século 18. O invento, que ajudou a transformar a economia do mundo, faz parte dos contos infantis, como a “Bela Adormecida” e povoou durante anos o imaginário de Euclides Franco, aposentado, ex-lavrador de 77 anos e morador do Jardim Paulista. “Desde criança, quando residia em Presidente Prudente, achava as máquinas de costura muito charmosas, por isso, tomei gosto em as colecionar”, afirma o aposentado que tem dezenas destas relíquias em sua residência.

Com muitas peças, não restritas apenas às máquinas de costura, mas a outras que fizeram parte do ofício e do dia a dia de nossos pais e avós, como trançador, moinho de café, moedor de carne, telefone a manivela, furadeira arco de pua, chaleira de aço e ferro de passar a base de carvão, Euclides recorda-se que as peças foram doadas, onde cada qual tem a sua lembrança e uma história passada e vivida por gerações. Como por exemplo, a máquina Singer adaptada para eletricidade usada pela sua esposa, Clemência Meira Franco, de 70 anos, na confecção artesanal de tapetes. “A evolução das máquinas foi a custo de muitos empregos, porém foi necessária para o aumento e rapidez da produção”, comenta.

O antigo lavrador vê as maquinas de costura, na atualidade, como geradoras de renda e emprego nas fábricas e nas residências, onde muitas donas de casa dedicam seu tempo ao oficio. “Antigamente, demorava-se um dia para fazer uma camisa numa máquina à manivela. Hoje são apenas cinco minutos”, salienta.

Com pouco valor financeiro, onde é pago R$0,05 (cinco centavos) o quilo do ferro fundido, Euclides ressalta o valor sentimental para quem um dia usou esta “tecnologia”, como o telefone à manivela. “Eram poucos, como os “Barões do Café” ou “Reis do Gado” que possuíam condições financeiras de ter um telefone à manivela em casa. Para os outros, o serviço estava disponível num local centralizado, como numa mercearia de secos e molhados, por exemplo. E, para se fazer uma ligação, ou localizar um ente, podia demorar até três dias. Mas hoje não, em questão de segundos você conversa e vê a pessoa no outro lado do mundo. Para quem usou o telefone a manivela e compara com a atualidade, até acha engraçado”, finaliza.

sábado, 25 de julho de 2009

PROCON alerta: Antes de comprar qualquer produto, verifique se há assistência técnica em sua região.

O impulso de comprar um objeto seja devido ao preço ou praticidade, leva muitos consumidores e esquecer de perguntar ao vendedor se existe assistência técnica em sua região. Foi isso que aconteceu com o motorista João Severino. Ele comprou, por um baixo preço, uma maquina fotográfica de excelente qualidade na resolução de imagens. Porém, quando ocorreu um problema técnico, João constatou que não havia assistência técnica em Londrina, sendo preciso encaminhar, via correio, a máquina para São Paulo. Diagnosticado o problema, o motorista esperou mais dois meses para que o produto retornasse consertado.

Situações como a de João, relacionadas à garantia de produtos e assistência técnica, são decorrentes de muitas reclamações no PROCON de Londrina. Para que isso seja evitado, o coordenador do PROCON, Marco Cito, alerta que o consumidor deve, antes de adquirir qualquer bem, buscar informações referentes à assistência técnica no seu município. Caso não haja, o consumidor deve ter ciência disso.

Cito lembra que, não havendo assistência, o custo de postagem fica por conta da empresa fabricante ou responsável e, a correspondência deve ser encaminhada a cobrar. Caso o consumidor não queira realizar o procedimento, cabe ao lojista direcionar o produto. “Se a loja não cumprir isso, deve-se procurar seus direitos no PROCON”, afirma.

O prazo de devolução é de até trinta dias e, se o prazo for extrapolado, o consumidor, de acordo com o artigo 18 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, indica a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízos de eventuais perdas e danos; ou o abatimento proporcional do preço.

Para que tais problemas sejam evitados, o PROCON recomenda pesquisas quanto ao fabricante, assistência técnica, qualidade do produto e se a marca é conhecida.

Quanto aos lojistas, Cito relata que em Londrina não há resistência quanto ao cumprimento das garantias do consumidor. Mas, caso a loja busque isenção de responsabilidade, não atendendo o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, o PROCON deve ser acionado na Rua Mato Grosso, 299, ou pelo telefone 151.

Em Londrina, no ano de 2009, o PROCON recebeu 29 reclamações por falta de assistência técnica, 19 por falta de peças para conserto e 96 queixas referentes ao não cumprimento dos termos de garantia.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

I Festa do Milho atrai centenas de pessoas ao CAIC

No último 11, uma festa inédita reuniu centenas de moradores dos bairros Lourenço Bacarin, Conjunto Municipal, Vila Esperança, Pedro Morelli, Vila Verde, Agenor Barduco, Afonso Sarábia e Azaléia I e II: a I Festa do Milho de Ibiporã.

De acordo com os organizadores do evento, foram doados dois caminhões de milho para a produção das mais diversificadas iguarias que vão desde a pamonha, milho cozido, curau, bolo, pipoca, crepe suíço de milho, além de bolos de chocolate e fubá.

A festa, que teve a intenção de interar a comunidade da região, além de incentivar e apoiar os produtores de milho, contou com doze pessoas na organização e mostrou que o milho é uma fonte de riquezas para a saúde e matéria prima para diversos produtos.

A I Festa do Milho teve apoio da Prefeitura Municipal de Ibiporã, Fundação Cultural e Secretaria de Turismo e contou com a apresentação de música caipira e sertaneja, do Grupo Estrela, danças típicas da época, como a quadrilha e outras ligadas ao milho. Na oportunidade, artistas dançaram em pernas-de-pau e houve apresentações do “Caminhão de Talentos”.

Tiago Maimone, 15 anos, morador da região e aluno da 7ª série, diz que a I Festa do Milho foi uma oportunidade de conhecer um pouco mais o milho e também uma opção de lazer. “Deveriam existir mais festas e encontros ligados a temas variados”, comenta o estudante.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Lar Anália Franco

Inaugurado em 1963, o Lar Anália Franco atende 157 menores, sendo que 80 são internos que moram no Lar. O restante dos alunos são provenientes de regiões pobres da cidade. Os moradores da casa vão as aulas conforme a idade escolar, freqüentam as devidas séries e estão matriculados em Colégios e Escolas da região. O transporte até o local é feito pelo Lar através de um caminhão adaptado. Aqueles que estudam mais perto são levados pelos alunos mais velhos.

É comum que um menor prefira morar no Lar em vez de sua casa, pois terão condições de estudar e de aprender uma profissão, como marceneiro ou costureira. Provavelmente se estivessem nas ruas, não iriam aprender um ofício e em alguns casos poderiam estar envolvidos com a criminalidade ou com drogas.

Muitas crianças que moram no Lar são encaminhadas pelo Fórum.
As crianças que estudam no Lar, que tem de 0 a 7 anos de idade, tem ensinos variados. As menores, que tem entre 0 a 6 anos ficam no Centro Educacional, ou em berçários, pois são levadas pelas mães no período da manhã. Algumas só retornam no final da tarde, após uma jornada de trabalho. Outras, com idade um pouco mais avançada, estudam, são oferecidos os Pré I, II e III, além do reforço escolar. O Lar aceitam menores até os 18 anos, completada a idade, a pessoa é encaminhada para um trabalho, ou retorna para casa, pois anteriormente já havia aprendido um ofício. É comum casos em que a pessoa após completar 18 anos, continue no Lar, não como interno, mas sim como funcionário, ou então, ensinando para os mais novos uma profissão.

A entidade conta atualmente com 5 casas-lar para atender os 80 internos.
O Lar Anália Franco, também conta em seu quadro funcional, 14 profissionais formados em Pedagogia e com especialização. Também existem professores que cuidam das atividades físicas dos menores. Além de vários profissionais da Área de Saúde, como enfermeiros, dentistas e nutricionistas, que trabalham para dar uma melhor qualidade de vida para os menores carentes.

O lar está aceitando todo o tipo de doação para o Lar, seja ela qual for, desde móveis velhos (existe a oficina de recuperação de móveis), tecidos, etc. Caso não tenha como levar a doação para o Lar, existe um caminhão que pode ir até o local para poder buscar.

Piedade informou que a entidade também está aberta para estudantes universitários que queiram fazer estágio, porém, o estágio não é remunerado e tem a orientação da direção do Lar. Caso você seja estudante universitário, esteja cursando Matemática, Letras, Ed. Física, Ed. Artística, Pedagogia, Enfermagem e esteja com vontade de colaborar com o Lar, através de seus conhecimentos, ou mesmo fazer uma doação, ligue para o telefone 325-8060, ou então vá a Rua Anália Franco, nº 33, no Bairro Cervejaria

Carta não enviada a Evo Morales - O presidente da Bolívia

Grande chefe e cacique Evo Morales, tú que és um índio Ayamará e Quétiua, acredita que a cultura indígena, quando inserida na vida e relacionada as atividades diárias das pessoas, cria razões e indica que as tradições populares não deve deixar enganar pela falsa mentira.

A cultura traz consciência para o povo da América Latina sobre a origem e princípios éticos que guiam as relações sociais baseadas em princípios antropológicos e sócio-culturais. Dentro de cada movimento, associação, federação e entidades que representam o povo, à luta indígena dá força para a construção de bases ideológicas que sejam contra a expoliação do bem público. O povo, que trabalha para fortalecer a nação, deve criar canais que o ajudem a acabar com a pobreza e a desigualdade social. Diante da situação, forças contínuas convergem contra ações que aumentam as desigualdades.

Para o homem da América Latina essa representatividade é positiva.

Diante da consciência adquirida pela origem e raiz, a cultura indígena traz ao povo que todo o continente é importante e deve-se refletir a união que fortaleça os laços que formam o arco indígena. O indígena que defende essa idéia é forte e vive contra força opressora do inimigo. Este é o consciente da nossa sabedororia, pois aqui um dia, o continente antes era vivido por indíos do Brasil e da Bolívia que se sucedem em todas as faixas.

Tupã é forte e maneja o fogo do aço no sol.

Ele conhece os guaranis, que são o povo. Pergunte ao povo sobre um presidente cacique que tem ao seu lado vários deputados pajés. Pergunte também aos caciques e aos pajés se existe no mundo um presidente que sabe as necessaides do povo. Eles dirão: Evo Morales. A juventude sabe que não vai morrer por culpa do ópio, mas nos perigos existentes na opressão e principalmente devido a falta de oportunidades.

Falam que Evo é um líder cocaleiro, mas Evo é um índio que sabe e conhece as terapias medicinais da coca e acima de tudo é um camponês. Evo, é sábio e temos que que dar forças a Fidel. Pergunte ao Fidel se os doutores de Cuba utilizam a coca para suas curas. Isso é importante nas cirurgias e para a saúde.

Devemos descriminalizar a coca para fins medicinais e para curar, assim como fez Jesus Cristo. Mas também, o povo precisa de comida e são os camponeses, os principais produtores.

Os índios quétiua e ayamara reconhecem o milho como produto de grande valia ao camponês. Quem não gosta de comer farinha de milho? E como as coopoerativas ajudam a acabar com a fome no mundo? Através do trabalho!

Sabemos, pela cultura guarani e pelo sol que ilumina a terra e nos dá os alimentos que a cultura ancestal jamais deve ser perdida. És um homem erguido por Deus e você sabe como é importante a luta diária do povo contra os opressores. Aqueles que lutam contra o povo, com medo que a ideologia da justiça prevaleça.

Para acabar com a violência em nossos países, devemos trabalhar para que haja EDUCAÇÃO para os jovens e SÁUDE para as crianças. Essa é a consciencia sem maldade dos indígenas que nos orienta, afim de consolidar ideais que envolvem a cultura e a reflexão do conhecimento sobre a inteligência que rege e dá vida ao planeta: A NATUREZA. Pedimos ao senhor, um índio quétiua e aymara para que lute e roge em favor do meio ambiente e que faça leis de apoio e contra os que destroem as nossas matas.

Dependemos da naturza para a nossa sobrevivência...

Estamos fortes e a cada dia existe o reconhecimento de nossa luta popular. Os índios venceram na Bolívia.

Evo Morales é o cacique do povo.

Causas de deficiência mental

Causas Pré Natais
- Defeitos genéticos
- Alterações Cromossômicas
- Infeções intra-uterinas como rubéola, toxoplasmose, sífilis
- Uso de tóxicos, como álcool, drogas
- Radiações e chumbo
- Desnutrição da gestante
- Incompatibilidade sangüínea materno-fetal

Causas Peri-Natais
- Prematuridade
- Complicações no trabalho de parto ou durante o mesmo, como asfixia e lesão traumática no cérebro
- Anomalidades neonatais como icterícia grave, infeções e hemorragias intracranianas

Causas Pós Natais
- Desnutrição e falta de estímulo ambiental
- Infeções como sarampo, meningite e encefalite
- Traumatismos cranianos (por quedas ou outros acidentes)

Sinais indicadores de deficiência mental
- Atraso significativo no desenvolvimento motor e da fala
- Dificuldade para receber, captar e reagir adequadamente aos estímulos auditivos, visuais e táteis
- Lentidão no processo de brincar com objetos e com pessoas
- Lentidão na aprendizagem de habilidades necessárias aos cuidados pessoais como comer e desenvolver hábitos de higiene
- Aprendizagem lenta, com atraso significativo no rendimento escolar


Prevenção das doenças mentais

Antes da Gestação
- Vacina contra rubéola
- Tratamento medicamentoso contra toxoplasmose e sífilis
- Evitar casamentos consangüíneos (primos/as, tios/as, etc)
- Evitar gravidez após aos 35 anos
- Fazer exame para identificar o fator RH da mãe

Durante a Gestação
- Evitar exposições à irradiações de Raio X
- Evitar o uso de álcool, drogas e cigarro
- Alimentação adequada contribui para a saúde da mãe do bebê

Durante o nascimento
- Cuidados especiais com bebês prematuros
- Realização de partos em maternidades

Após o nascimento
- Detecção precoce de fenilcetonúria e do hipotireoidismo – “Teste do pezinho”
- Vacinação contra doenças infecto-contagiosas
- Proteção contra acidentes que podem causar deficiências
- Amamentar o bebê pelo menos nos primeiros seis meses de vida (O recomendável é até os dois anos de idade).

Essa é antiga: Catedral de Londrina lança Campanha da Fraternidade de 2006

Com o tema “Levanta-te, vem para o meio” igreja resgata a fé dos deficientes

A Campanha da Fraternidade de 2006 terá um tema muito abrangente e de responsabilidade junto à sociedade: “Levanta-te e vem para o meio”, lema extraído do Evangelho de São Marcos (3,3).

A Campanha da Fraternidade desde ano, quer promover a dignidade das pessoas com deficiências dentro e fora da comunidade cristã. O tema “Fraternidade e pessoas com deficiências” suscita questões que vão muito além da reflexão mais imediata sobre a discriminação e os preconceitos sofridos por aqueles que possuem alguma deficiência, seja física, auditiva, visual ou mental. Ela procura entender a deficiência, valorizar as pessoas a lidar com os obstáculos para que vivam de forma independente.

Segundo o Monsenhor Bernard Gafá, pároco da Catedral de Londrina, ao escolher este tema, a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), pretende trazer à tona e questionar a realidade de exclusão social vivida pela maioria das pessoas com deficiências e tem a intenção de buscar alternativas que contribuam para superar essa situação. “Desta forma, trabalhamos com os problemas sociais e existenciais do ser humano, sem ter a fé alienada, mas vivida”.

O tema “Levante-te, vem para o meio”, são palavras de Jesus que significam, segundo o Monsenhor Bernard Gafá, uma época de se fazer projetos para levantar as pessoas para que não fiquem marginalizadas e chama os deficientes para participarem da igreja. O monsenhor diz que as deficiências humanas não são apenas físicas, mas se demonstram em outros aspectos que o impedem de se inserir na sociedade. “A Igreja Católica levanta a questão social e cabe aos organismos e a sociedade organizada o questionamento e atenção para que se chegue a uma solução”.

No Brasil, existem mais de 24 milhões de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência. Destes, 70% poderiam ser evitados (veja no box) através da educação. “As deficiências não podem ser escondidas e cabe a todos a criação de alternativas para facilitar a vida dos deficientes”, diz o Monsenhor.

QUARESMA

A Campanha da Fraternidade é sempre feita na quaresma, que são 40 dias que culminam com a Semana Santa, que, para os católicos, significa a morte e ressurreição de Cristo. Para Igreja, é uma época muito forte, que começa na Quarta-feira de Cinzas, onde o fiel, reconhecendo o gesto pecador, recebe em sua fronte, como prova da penitência, o sinal da cruz. A frase que marca o costume é: “veio do pó e do pó voltará” e foi dita por Deus á Adão como referência ao mundo material.

Segundo o Monsenhor, na quaresma, a igreja pede penitência e resguardo. ”Na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta feira Santa, não é recomendado a carne de sangue quente, como a vermelha, pois “ela pode favorecer várias paixões humanas como raiva, luxúria e gula”. O monsenhor lembra que antigamente, não era recomendado fazer bailes e casamentos na quaresma e que hoje, com a igreja mais branda, é pedido abstinência, como deixar de beber e fumar, para que o homem “purifique sua alma”.

Quem é o deficiente mental? - É a pessoa que apresenta desempenho intelectual abaixo da média, a ponto de justificar e requerer a modificação das práticas educacionais no sentido de desenvolver ao máximo suas potencialidades.

Domingo é dia de Encontro Sertanejo e Roda de Viola na Cincão FM

Para quem é violeiro ou gosta da música sertaneja do estilo Moda de Viola, todos os domingos, das oito ao meio dia, a Cincão FM (87,9), traz o Encontro Sertanejo, na apresentação de João Neto. O Encontro Sertanejo, já colocou no ar diversos artistas locais, como Lenço Branco e Linico, Gauchinha do Acordeon e Mister Jones. No repertório do programa tem música regional e sertaneja de raiz.

Como o Encontro Sertanejo é aberto ao público, participações populares são o que não faltam. Sebastião Augusto 62, morador do Semiramis é conhecido na região dos Cinco Conjuntos por “Beleza” e vêm todos os domingos assistir ao Encontro Sertanejo. Por ser feito na varanda da Cincão FM, o Encontro Sertanejo emociona a platéia que pode encontram no palco, pelos menos três gerações diferentes de artistas, além da grande quantidade de violeiros e cantores que afinam instrumentos e ensaiam antes de entrarem no ar.

Um desses artistas populares é João Oliveira 58, morador do Luís de Sá. Se você chegar numa roda de violeiros e perguntar pelo João Oliveira, ninguém o conhece. No entanto, se perguntarem pelo Mister Jones, logo lhe apontaram um senhor de óculos e muito simpático, que carrega um violão embaixo do braço. Mister Jones é produtor, professor de música e compôs mais de 300 canções com diversos parceiros. Contente por estar todos os domingos na Cincão FM, Jones fala que após sofrer um derrame e ficar onze dias em coma, foi a música e a fé que lhe deram forças para continuar a viver.

Rádio Cincão FM: O sonho que se tornou realidade

A Rádio Cincão FM é uma das conquistas da comunidade da Região Norte de Londrina. O processo de habilitação para que a Cincão FM pudesse disponibilizar o serviço de radiodifusão à Zona Norte e os Cinco Conjuntos, começou nos meados de 1997, quando um grupo de pessoas acreditaram no projeto e reuniram-se para colocar a teoria na prática.

A “nova rádio”, que começou funcionando em fase de testes, foi um sucesso e rendeu muitos comentários em todas as regiões de Londrina. Na época, não havia a Lei das Rádios Comunitárias. Mesmo assim, os idealizadores do projeto foram ousados a pleitear uma liminar na Justiça e colocar a rádio no ar. Porém, a liminar foi negada e continuaram a operar, causando um grande estrondo na sociedade ao manterem o que é hoje a Cincão FM no ar para ajustar os equipamentos e aprender a “fazer rádio”.

Logo, a ANATEL, (Agência Nacional de Telecomunicações) se incomodou com a “caçulinha”, tanto que a lacrou, apreendeu todos os seus instrumentos e acusou seus idealizadores de exercer ilegalmente a rádio difusão.

De fato foram muitas lutas e a força de vontade não parou por aí. O pessoal da Cincão FM foi paciente e persistente. Compraram um novo transmissor, toca CDs, microfones, computadores, antena e após laboriosa etapa jurídica e burocrática em Brasília – DF, finalmente, em 2005, a Cincão FM recebeu a autorização do Ministério das Comunicações para iniciar suas atividades legalmente.

Seriedade, organização e ousadia são qualidades que os ouvintes reconhecem e valorizam. Na programação, a Cincão FM cria um modelo de rádio baseado neste tripé. Por isso, quem ouve a Cincão FM já sabe: este nome, por si só, é marca de qualidade.
A rádio Cincão é uma FM planejada e projetada com amor e rigor para o futuro. Hoje, vários colaboradores se revezam entre si, permitindo a convivência mais do que perfeita entre ouvintes e locutores, dando enormes passos na direção ao desenvolvimento da ZN de Londrina, ao contar com um sistema informatizado.

Investimentos foram feitos para que a Cincão FM pudesse contar com a total automação de músicas, comerciais, vinhetas e qualidade de som. Interligada 24hs na internet de alta velocidade, a Cincão FM sempre mantêm o ouvinte atualizado com as últimas notícias. Mas não é só isso. O maior desafio é manter a programação, aumentar a audiência e acima de tudo tornar-se a caixa de ressonância da população da Zona Norte. A Rádio Cincão FM é uma ONG que preza pela democracia. Todos que desejarem podem fazer uso da sua programação para reivindicar, reclamar, informar e exercer a cidadania. Isso é o que diferencia a Cincão FM. O grupo que arcou com as despesas da compra de equipamentos e tem custos de manutenção, não tem como objetivo principal o lucro. Isso parece pouco para a Cincão FM se diferenciar das outras emissoras, mas não é.

A democracia se constrói com a participação popular. A Cincão FM se tornou protagonista e agente dessa luta. É a luta pela democracia que apenas começou e a Rádio Cincão FM é uma etapa vitoriosa nesta luta.

A lógica da estupidez

A retirada da cobertura vegetal de uma determinada região, aquece o clima, empobrece o solo, induz ao assoreamento dos rios, seca nascentes, reduz a biodiversidade, alteram a velocidade dos ventos e diminuem a umidade do ar. Imaginem agora o desmatamento em margens de rios, manguezais, topos e encostas de morros, unidades de conservação, restingas, reservas legais, falésias e outras áreas cuja manutenção é vital para integridade física e biológica de um território. O resultado não é apenas uma paisagem desoladora. É proporcional a um cataclisma. Ali, o equilíbrio jamais será o mesmo.

O Código Florestal Brasileiro (Lei Federal n° 4.771, de 15/9/1965), dentre outras coisas, impede que a expansão urbana das cidades levem de roldão áreas de preservação permanentes (APPs). Desta forma, condomínios fechados, pontes, avenidas e equipamentos urbanos de quaisquer natureza, devem respeitar as APPs. Mas o setor imobiliário nem sempre pensa assim. Para muitos, a aplicação do Código é uma “pedra no meio do caminho” que deve ser removida.
Atualmente, é de responsabilidade dos prefeitos e dos vereadores, a autonomia em legislar sobre o destino do perímetro urbano nos municípios. Aliados a interesses do setor imobiliário ou afã de ampliarem receitas do IPTU, muitos não respeitam as áreas de preservação, muitas vezes ao arrepio de planos diretores (quando existem). Por isso, as expansões urbanas, algumas vezes terminam por abraçar as APPs. O exemplo, nos últimos vinte anos, está naquele sítio, antes bucólico e bem pouco aprazível, que está no miolo da praça central duma nova cidade.

No início de julho, o Congresso apreciou o projeto de lei que dispunha sobre o Patrimônio de Afetação de Incorporações Imobiliárias, Letra de Crédito Imobiliário, Cédula de Crédito Imobiliário, Cédula de Crédito Bancário e outras providências. A matéria é de aparente interesse dos imobiliaristas e incorporadores e ao fazei-lo, o deputado relator Ricardo Izar (PTB/SP), Coordenador da Frente Parlamentar de Habitação e Desenvolvimento Urbano, incorporou o artigo 64 ao projeto. O artigo 64 anula o Código Florestal Brasileiro nas áreas urbanas ou de expansão urbana ao sentenciar que "na produção imobiliária, seja por incorporação ou parcelamento do solo, em áreas urbanas e de expansão urbana, não se aplicam os dispositivos da Lei n° 4.771, de 15 de setembro de 1965."

Segundo o IBGE, 90% das cidades brasileiras não tem quaisquer tipo de estrutura ambiental oficial ou funcionários públicos capacitados. Quase 80% das cidades não possuem conselhos de meio ambiente. Na prática, não existe controle sobre a gestão ambiental nos municípios brasileiros. A sociedade só dispõe, na maioria das vezes, do Código Florestal Brasileiro e das leis de organismos estaduais. Entretanto, o desuso do Código Florestal na expansão dos perímetros urbanos dispensa, com ele, organismos federais como o IBAMA e instituições públicas estaduais correlatas. Os municípios, nestas condições, serão os únicos entes da federação a disciplinar os avanços sobre áreas de interesses socioambientais, algumas de interesse nacional como os biomas extremamente pressionados por projetos imobiliários, como a Floresta Atlântica, onde vivem 120 milhões de brasileiros. O litoral também não escapa: é considerado zona urbana ou de expansão junto com suas ilhas, costões, dunas, mangues e outras riquezas naturais. Em síntese: o governo federal deixa de proteger e transfere para vereadores e prefeitos as responsabilidades sob o patrimônio natural nas áreas urbanas.

O artigo 64, se sancionado pelo Presidente Lula, ferira de morte as APPs. Mais: será o início do desmonte do Código Florestal, a única garantia que muita estupidez não seja cometida em nome do progresso.

Pega de surpresa, a sociedade não deve ficar boquiaberta pela tentativa de alterar o Código. Não é a primeira. Não será a última. Esta mesma sociedade, a qual faço parte, espera que o Presidente Lula se redima da desatenção e vete o artigo 64.
Por hora, é o que nos salva enquanto se buscam meios eficazes de acompanhar as ações nada inocentes dos parlamentares.

Luiz Eduardo Cheida é médico, escritor, foi prefeito de Londrina (92/96), vereador (88/92), é professor de Biologia e ex-secretário estadual de Meio Ambiente do Paraná (02/06) e deputado estadual pelo PMDB.

Campanha do Voto Consciente

O povo brasileiro é bombardeado diariamente, pelos meios de comunicação, com notícias que agridem a consciência de qualquer um que tenha o mínimo de senso crítico. Em 2005, foram as denúncias do esquema do “mensalão” envolvendo as principais lideranças do partido do presidente Lula. Com a propina do “mensalão”, foram votadas várias medidas contra os interesses populares. Para nós, assalariados, a principal traição de Lula foi a elevação da idade mínima para se aposentar.
Ainda no esquema do “mensalão”, apareceu grana na cueca do irmão do assessor do José Genoíno; dinheiro na mala do pastor da Universal; e esquema do carequinha esperto (aeroporto de mosquito) Marcos Valério, ministro “sem pasta” do governo Lula. É o Lula-lá e os 40 mensaleiros, onde só três quadrilheiros foram cassados. Que vergonha.

A corrupção na esfera política é tanta, que o exemplo está no esquemão do caixa dois em Londrina. Ninguém foi punido. Pelo contrário, os quadrilheiros se dizem “fortes e poderosos”, mas na verdade são abusados ao saírem candidatos ou tentar a reeleição. Os quadrilheiros fala na apuração dos fatos do caixa dois, mas na justiça está igual ao tratamento com os pobres servidores municipais e ao SINDSERV: atrapalha tudo e impede, de todas as formas o avanço das investigações.
Os mensaleiros são iguais aos políticos sanguessuga. Eles, que já são quase cem, estão sendo investigados mas não estão nem aí. Sabem como funciona o sistema. Já foram absolvidos do “mensalão” Lula/Dirceu. Estão no “trem da alegria” e têm a certeza que roubar dinheiro público, fazer caixa dois e aprovar leis contrárias ao povo não dá em nada. .

O quadro político atual é cruel. Como se vota consciente? Receita não existe. Nem antídoto contra os sanguessugas. Mesmo assim, a Cincão FM se atreve a dar algumas dicas:

- Conversem com suas famílias, amigos, vizinhos e colegas de trabalho sobre política. Afinal, alguém nos representará. Querendo ou não.

- Rezem ou orem para não cometerem o mesmo erro novamente. Não votem ou reelejam políticos corruptos; caixeiros dois; quadrilheiros; mensaleiros; ou no deputado que aprovou o pedágio. Esta última, foi um “despacho” e obra do “encosto do demo e do capeta” de um deputado estadual paranaense. Sorrateiramente, o "porcão" deu parecer favorável ao pedágio na comissão que discute o assunto. O pior é que “a carne para feijoada e filé de bacon”, que gosta de rolar na lama e pode ter a candidatura para deputado federal impugnada, ganhou do capeta e das concessionárias de pedágio, uma fazendinha. Isso não é a Cincão que está dizendo, mas os próprios partidários e correligionários do leitão gordo que confirmam tudo isso através de documentos.

Alguns desligaram-se da sigla devido a roubalheira, a impunidade e para não servir de “cavalo do demônio” para serem cavalgados pelo porcão ladrão.

- Analisem o passado dos candidatos, suas trajetórias política/profissional e suas lutas. Todos candidatos, principalmente os sanguessugas, dizem que trabalham para o povo, mas, depois de eleitos, viram as costas e só voltam quatro anos depois.

- Assistam ao horário político. Ele é gratuito para os partidos, mas é o povo que paga a conta. Conheçam as coligações dos seus candidatos e a quem estão ligados. Se estiverem com políticos sanguessugas, “mensaleiros”, quadrilheiros ou caixeiros dois, tomem cuidado. Vocês podem estar ajudando a eleger outros da mesma laia ou facção de quadrilha.

- Os sanguessugas morrem pela boca de tanto sugar o sangue do povo. Adoram fazer propagandas, inclusive ilegais, através de caros out doors e outros meios. Por isso, prestem atenção e não caiam no erro de comprar “gato” por lebre.

Novos funcionários são contratados a custo zero!!!

Você achou a frase acima estranha? Porém ela não é. As empresas de ônibus londrinenses já viabilizaram em alguns coletivos, os novos funcionários a custo zero. Eles não pedem férias, não folgam, não reclamam do salário baixo e melhor ainda: não cobram nada para trabalhar. Estes funcionários são as catracas eletrônicas.

As catracas eletrônicas são muito diferentes do cobrador X, que não pôde se identificar devido a futuras retaliações, como perder o emprego. X têm mais de 30 anos e com o salário de R$ 740,00 sustenta sua família. Ele não sabe o que fazer se perder o emprego para o funcionário à custo zero.

X não é informatizado e não interage com os sistemas. Com sua escolaridade faz a contabilidade do ônibus e auxilia o motorista. Ganhando pouco mais de dois salários mínimos, lembra os horrores do dia que marginais colocaram em seu peito uma faca para assaltar pouco mais de trinta reais

Para os empresários do transporte coletivo, X recebe salários e gera encargos que dão muitos prejuízos. X é visto como um entrave e os empresários não vêem a hora de o demitir. Ele onera e tem um custo muito elevado, algo muito diferente das máquinas, que trabalham de graça e nunca reclamam.

Editorial

O arrendamento da máquina pública reverte aos partidos políticos generosas verbas. Estes desvios do dinheiro público, que ocorre através dos cargos comissionados que dão parte do salário como contribuição partidária, impedem a construção de escolas, postos de saúde, contratação e reajustes de salários para os servidores públicos. Sem sabermos os verdadeiros destinos das verbas e da execução dos orçamentos, devido a omissão, ocultação e maquilagem das contas públicas, vivemos a mercê dos políticos corruptos. Nesta ditadura antidemocrática, ainda existem políticos que defendem a prática do caixa dois, alegando que “todo mundo faz isso”. Esse é o verdadeiro caradurismo que corrói todas as instituições.

Com tanta falta de ética e moral, a população está desacreditada de seus representantes. Adeptos da quebra de sigilos bancários de simples Francenildos e praticando o peculato, como Lulinha, que ganhou obscuros R$5 milhões de empresários envolvidos em corrupção, somos obrigados a ouvir discursos idealistas e radicais que espantam investimentos que nos dariam ótimas rendas e bons empregos. Duvido que esta elite política saiba como é difícil ir procurar emprego e descobrir que aquela fábrica ou empresa que empregava centenas de trabalhadores, está se mudando para outro país, como a China, ou pior ainda: fechando suas portas por problemas financeiros.

Por isso, eleitor, o jornal Rádio Cincão Notícias pergunta se você está contente com os quadros políticos atuais ou é a favor da transformação radical e da limpeza ética contra corruptos e quadrilheiros que agem contra os interesses populares e só lutam pelos interesses próprios? Cabe a você dar a resposta nas urnas.
A Cincão FM sai na frente e divulga aos eleitores, as características dos políticos sanguessugas

Aí vão as dicas para os identificar (Cuidado, não vote nestes tipos)

1 – O político sanguessuga é nepotista, emprega parentes e gasta muito mais dinheiro nas campanhas do que ganhará no exercício do mandato;
2 – O sanguessuga só aparece na época da campanha eleitoral;
3 – São arrogantes e só gostam de carros importados;
4 – Tem dois discursos: um para o povo e outro para o Parlamento que vota contra os interesses do trabalhador;
5 – Falam muito em ética na política, mas na verdade querem enriquecer a todo custo. São carreiristas gulosos e suas ambições não tem limites;
6 – Muitos sanguessugas se dizem trabalhadores, mas são preguiçosos, nunca trabalharam ou tiveram carteira assinada;
7 – Os sanguessugas se auto intitulam militantes, mas a única militancia que respeitam é a do próprio bolso;
8 – São os verdadeiros inimigos do povo ao perseguirem suas pessoas e menosprezarem suas conquistas;
9 – Os sanguessugas são conservadores e não querem mudar nada;.
10 – Os políticos sanguessugas defendem a escola pública mas colocam seus filhos nas particulares. Dizem defender a saúde pública mas pagam caros planos de saúde.

Estas dicas não esgotam o assunto, nem tem esta pretensão. Eleitor, cuidado com seu voto. Não reeleja ou vote num político sanguessuga, mensaleiro ou quadrilheiro de caixa dois. Vote em alguém novo. Ouse mudar.

Na íntegra, o 1ª projeto do Cincão Notícias, que tinha por nome: RÁDIO CINCÃO NOTÍCIAS

RÁDIO CINCÃO NOTÍCIAS - O verdadeiro informativo da ZN

A VOZ DO POVO: Hoje, o que é a Rádio Cincão FM, começou em 1997 com um transmissor, um microfone e uma mesa de som .Em projeto experimental, a rádio funcionou durante um mês, mas depois foi lacrada pela Agência Nacional de Telecomunicações, acusada de ser uma rádio pirata. Foram-se oito anos e em 2005 a tão sonhada rádio comunitária da Região dos Cincos Conjuntos começou a operar sem restrições. Sintonizada em 87,9 Mhz, a Cincão FM possui um site on-line e uma torre que transmite sua programação para toda região Norte de Londrina. Com “portas abertas” a todos que a procuram, a Cincão FM cresce, conquista mais ouvintes e audiência.

Edição do Plantão de Policia 16/09/03 - Essa é antiga...

Edição do Plantão de Policia 16/09/03
Comando: Heraldo Farias / Reportagens Nicéia Lopes
Redação Marcelo Souto / Mesa Central Gilmar Santos
Direçao de Jornalismo Coutinho Mendes

1 - Delegado Airton Simplício diz como dois adolescentes de 15 e 16 anos foram presos na Avenida Saul Elkind, por tentativa de homícidioo contra Josimar Silveira Mendes. Segundo o delegado, os menores estavam com um revólver e disparam quatro tiros contra a vítima - ...e até três anos após julgamento

2 - Delegado Airton Simplício diz como Clodoaldo Rodrigues foi baleado nas costas e nos braços, na Zona Norte de Londrina. Segundo o delegado o autor dos tiros não foi identificado - isso ainda não verificamos

3 - Comerciante José Rezende Pereira, 51 anos, diz como ladrões assaltaram seu estabelecimento comercial. Segundo a vítitma, os assaltantes estavam em uma moto e levaram R$40,00. Esta é a quarta vez que o comerciante é assalto - eu estou muito revoltado

4 - Delegado Jorge Barbosa fala sobre as investigaçoes que a Policia está fazendo para tentar solucionar os assaltos que vem ocorrendo nos estabelecimentos comerciais. Segundo o delegado, já existem vários suspeitos dos crimes - mas o principal é o alarme nesses estabelecimentos

5 - Delegasdo Fátimo Siqueira fala quantos deletentos estão encarcerados no 2 Distrito. Segundo o delegado, há superlotaçao - já que não há cadeia suficiente

6 - Aposenbtado Edenicio Isidoro, 45 anos, morador do Jardim Ideal, fala como furtaram seu veículo em frente da própria residencia. Segundo a vítima o carro foi abandonado no Jardim Interlagos - nunca ninguêm me roubou não

7 - Delegado Marcelo Sakuma fala sobre a localizaçao de um veículo que foi utilizado na tentativa de homicídio contra Marcos Antônio Bento. Segundo o delegado, os autoresa dsa tentativa não foram identificados - então a gente traalha com essas duas hipóteses

8 - Comerciário Celso Moriama, 30 anos, fala como perdeu a carteira dentro do Shopping Royal Plaza - Bairro

9 - Delegado Agacir Ramos fala sobre as investigaçoes do assassinato do vigilante Valdinei Fortunato de Lima, 33 anos. Encontrado morto na saída de Londrina para Curitiba. Segundo o del;egado há suspeitos identificados - quem matou o Valdinei Fortunato de Lima

10 - Músico Clodoaldo de Oliveira, 26 anos foi preso por tentativa de homicídio contra Claudinei Arruda de Oliveira, no Cj. Eucaliptos. Segundo Clodoaldo, o mesmo disparou de 2 a 3 tiros contra Claudinei e acabou acertando Bruno Cesar Pereira, que trabalha em um Mercado próximo ao local dos disparos. O músico, que segundo a policia é autor do homicídio de Paulo Guilherme Zanata, afirmou que estava sendo ameaçado de morte - tenho que defender a minha família

11 - Delegado Jorge Barbosa fala o que irá ascontecer com Clodoaldo de Oliveira. Segundo o delegado, o mesmo irá responder por duupla tentativa de homicídio e pela suspeita do assassinato de Pauilo Guilherme Zanata - não consta nenhum registro de antecedentes

12 - Delegado Manoel Pelisson fala como Irineu de Luca, 25 anos, foi preso em flagrante por estar com um carro furtado. Segundo o delegado os documentos do carro, indicavam que era "dublê" - a disposiçao do juizo criminal da comarca

13 - Delegado Manoel Pelisson fala sobre as investigaçoes do assassinato de André Serion Hilário, executado na Zona Oeste. Segundo o delegado, os autores Marcelino de Oliveira e Fernando Porfírio, vulgo Mirandoinha, já foram identificados e Fernando se aprsentou na delegacia - quando era menor

14 - Delegado Jurandir André fala sobre a tentativa de fuga que ocorreu neste final de semana no 2 Distrito - Para adminstrarmos ao prblema

VIRAR A FITA E REBOBINAR

15 - Matéria Gravada - Policia investiga tentaiva de homicídio contra a adolescente Fernada Vieira, de 16 anos. A mesma levou um tiro no dedo.

16 - Aposentado Décio Tomazini teve o carro furtado na área central. - Bairro

Plantão de Policia - 16 - 9 - 3
Comando Heraldo Farias / Reportagens Nicéia Lopes
Redaçao Marcelo Souto / Mesa Central Gilmar Santos
Direçao de Jornalismo Coutinho Mendes

1 - Delegado Airton Simplicio - e até tres anos após o julgamento

2 - Delegado Airton Simplicio - isso ainda não verificamos

3 - José Rezende Pereira - eu estou revoltado

4 - Delegado Jorge Barbosa - mas o principal é o alarme nesses estabelecimentos

5 - Delegado Fátimo Siqueira - já que não há cadeia suficiente

6 - Aposentado Edenício Isidoro - nunca ninguem me roubou não

7 - Delegado Marcelo Sakuma - então a gente trabalha com essas hipóteses

8 - Celso Moriama - Bairro

9 - Delegado Agacir Ramos - quem matou o Valdinei Fortunato de Lima

10 - Clodoaldo de Oliveira - tenho que defender a minha família

11 - Delegado Jorge Barbosa - nao consta em nossos registros nenhum antecedente

12 - Delegado Manoel Pelisson - a disposicao do juizo criminal da comarca

13 - Delegado Manoel Pelisson- quando era menor

14 - Delegado Jurandir André - para adminstrarmos o problema

VIRAR A FITA E REBOBINAR

15 - Matéria Gravada

16 - Aposentado Décio Tomazini - Bairro

Plantão de Polícia - Heraldo Farias 23 9 3

Plantão de Polícia - Heraldo Farias 23 9 3
Reportagens Nicéia Lopes - Redação Marcelo Souto
Mesa Central Gilmar Santos
Direção de Jornalismo Coutinho Mendes


1 - Delegado Valdir Fernandes, conta como Ricardo de Oliveira Vitorino, 22 anos foi preso em flagrante por tentar assaltar um mototaxista no Jd. Shangri - lá. Segundo o delegado, após ser recolhido a delegacia, Ricardo foi imediatamente reconhecido por um cobrador, por ter assaltado um ônibus a mão armada - e vai ser encaminhado a Casa de Custódia

2 - Sargento Gianette diz como Oslei Nunes Lima, foi preso após mandato de prisão. Segundo o sargento, ao executar a prisão, após busca feita na residência, foi encontrada uma pistola 380 com 57 cartuchos - ele vai responder por porte ilegal de arma

3 - Soldado Sofra, diz como Wesley Sacal Daniel foi preso após mandato de prisão. Segundo o soldado, foi encontrada uma pistola 380 e vários aparelhos de telefone celular - a ficha coletiva desse elemento

4 - Luis Carlos Dama, 39 anos, está procurando pelo filho de 17 anos - endereço

5 - Comerciário Wellington Francisco da Silva, 20 anos, relata como perdeu a carteira no Centro - Bairro

6 - Delegado Agacir Ramos fala como está o inquérito que apura o assassinato do Sindicalista Jailton Santos Lima, executado a tiros. Informações indicam que a Policia não sabe quem é o autor do assassinato - também esse crime

7 - Delegado Fátimo Siqueira diz sobre as condições do 2 DP - para efetuar a reforma

8 - Delegado Sandro Roberto Vieira diz como a Policia Federal apreendeu cigarros e cd's na Zona Norte. Informações indicam que foram apreendidos 5 pessoas, 4000 pacotes de cigarros e 1000 cd's e que os produtos apreendidos são originários do Paraguai - todas as áreas da cidade

9 - Delegado Márcio Amaro fala sobre as investigações do assassinato de Ademir Rosa, 34 anos. O mesmo foi executado com um tiro no abdômen, na madrugada de sexta, no Jardim Interlagos. Informações indicam que Davi Alves do Santos é o autor do homicídio. Segundo o delegado, na noite posterior ao assassinato de Ademir, Davi recebeu vários tiros, em uma possível vingança - deve ter a sua prisão preventiva decretada

10 - Operário Roberto dos Santos, 39 anos, relata como teve a carteira furtada na Av. Bandeirantes - Bairro

11 - Delegado Marcos Belinati fala sobre Juliana Ângelo, presa por assalto a uma residência, que foi reconhecida por vítimas que foram assaltada no Jd. Aeroporto - reconhecimento por parte das vítimas

12 - Delegado Jorge Barbosa diz para onde estão sendo levados os presos autuados - não vai ter perigo não

Virar a fita

13 - Delegado Jorge Barbosa fala sobre a operação realizada pela Policia nos bairros - Norte e Oeste


Plantão de Polícia - Heraldo Farias 23 9 3
Reportagens Nicéia Lopes - Redação Marcelo Souto
Mesa Central Gilmar Santos
Direção de Jornalismo Coutinho Mendes


1 - Delegado Valdir Fernandes - e vai ser encaminhado a Casa de Custódia

2 - Sargento Giannette - ele vai responder por porte ilegal de arma

3 - Soldado Sofra - a ficha coletiva desse indivíduo

4 - Luis Carlos Dama - Endereço

5 - Wellington Francisco Silva - Bairro

6 - Agacir Ramos - também esse crime

7 - Fátimo Siqueira - para efetuar a reforma

8 - Delegado Sandro Roberto Vieira - todas as áreas da cidade

9 - Delegado Marcio Amaro - deve ter a sua prisão preventiva decretada

10 - Operário Roberto dos Santos - Bairro

11 - Delegado Marcos Belinati - reconhecimento por parte das vítimas

12 - Delegado Jorge Barbosa - não vai ter perigo não

Virar a fita

13 - Delegado Jorge Barbosa - Norte e Oeste

Plantão de Polícia

1 - Delegado Aírton Simplício diz como Rafaela Ferreira da Silva, 19 anos foi executada na Rua São Salvador. Informaçoes indicam que a vítima estava em um mocó e foi alvejada com tiro na cabeça e no peito. Dorival Pereira da Silva, 36 anos, levou dois tiros no peito e se encontra internado - e ele é o confesso

2 - Delegado Aírton Simplicio diz como Welinton Lucas Filho, 11 anos morreu afogado no Lago Igapó - e aí ia morrer

3 - Fco. de Assis diz como o pintor Reginaldo Roberto Xavier, 19 foi preso após roubar uma carteira e uma arma de fogo - também pelo crime de roubo

4 - Pintor Reginaldo Roberto Xavier diz como foi preso - Você tem advogado? - Não

5 - Comerciário Alencar Romeiro Amâncio, 39 anos, diz como teve a moto tomada de assalto por dois rapazes - Bairro

6 - Delegado Jorge Barbosa diz para onde estão sendo enviados os presos que estão sendo presos em flagrante - para cuidar desses dois

7 - Soldado Alexandre diz como Andréa Cristina Barbosa foi presa dentro das Lojas Americanas. A mesma furtou algumas roupas - fica presa

8 - Estudante Allan Kardec Vieira, 17 anos caiu no golpe das tampinhas. A vitima diz que perdeu R$ 120,00. - Estão tranquilos ? Tranquilos

9 - Delegado Jurandir André diz para onde estão sendo encaminhados os presos que estão sendo recolhidos - na forma que foi orçada

10 - Delegado Márcio Amaro diz sobre as investigações para tentar localizar Eliseu Pereira dos Santos, acusado de tentar matar a ex companheira Leonice Bueno dos Santos. A mesma está internada em estado grave no H.E. - e que volte a ter uma vida normal



1 - Delegado Airton Simplício - e ele é o confesso

2 - Delegado Airton Simplicio - e ai ia morrer

3 - Fco. de Assis - também pelo crime de roubo

4 - Reginaldo Roberto - Você tem advogado? - não

5 - Alencar Romeiro Amacio - Bairro

6 - Jorge Barbosa - para cuidar desses dois

7 - Soldado Alexandre - fica presa

8 - Allan Kardec - Estão tranqüilos? Tranqüilos

9 - Jurandir André - na forma que foi orçada

10 - Márcio Amaro - e que volte a ter uma vida normal